Tudo começou com sua fundação no dia 17 de março de 2002, na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, em Londrina (PR), por iniciativa da paroquiana Angela Tait, apoiada pelo então pároco, o padre maltês, Carmelo Bezzina (1943-2005), e por Dom Albano Cavallin (Arcebispo de Londrina de 1992 a 2006), e, posteriormente, pelo Pe. Romão Antonio Martini Martins, diretor espiritual da Comunidade. Como Comunidade leiga missionária, em 2010, após 8 anos de missão em Londrina, a Cefas deu um novo passo, ampliando suas atividades para a cidade de Maringá, PR, por meio da Paróquia Menino Jesus de Praga e São Francisco Xavier, com o apoio do então pároco, Monsenhor Antonio Almeida, na época Vigário Geral da Arquidiocese de Maringá. Em 2015, nova expansão: a Cefas iniciou sua missão em Curitiba, PR, vinculada à Paróquia São José Trabalhador, sob a orientação do Pe. Carlos Marson. No ano de 2020, a missão também iniciou na Diocese de Ponta Grossa com apoio do Arcebispo Dom Sérgio Arthur Braschi.
Desde seu início, a principal atividade missionária da Cefas são os retiros inacianos (Caminhada Inaciana). Todavia, a Comunidade também anuncia o Evangelho por outros caminhos, ou frentes de missão, como as seguintes, podendo ser ampliadas conforme os tempos e momentos: Peregrinações; Noites de Oração; EE Temático Online.
A comunidade tem como propósito espiritual o pensamento de Inácio de Loyola "Que o amor que me mova, desça do alto, do amor de Deus”.