Fazer
doação!
imagem de banner

Retiros nas dioceses de Ponta Grossa, Maringá, Londrina e Curitiba

A Comunidade Cefas oferece os Exercícios Espirituais (EE) nas dioceses de Ponta Grossa, Maringá, Londrina e Curitiba, por meio 5 etapas (retiros) de fim de semana, compostos por palestras, músicas e alguns momentos de silêncio.
Realizados com a ajuda do orientador (o que dá os Exercícios), e do acompanhante (que escuta e acompanha individualmente o exercitante), os EEs são capazes de provocar mudanças decisivas e “benéfico terremoto interior”, como afirmou Pe. Peter Hans Kolvenbach (SJ), superior geral da Companhia de Jesus, de 1983 a 2008.
Trata-se de caminhada de aprofundamento e discernimento espiritual em que o  exercitante experimenta um profundo encontro com Deus e com ele mesmo, por meio da meditação e contemplação da vida de Cristo.

.

"Pois os Exercícios Espirituais são o que de melhor na vida eu posso imaginar, sentir ou pensar, quer para o aproveitamento pessoal, quer para a fecundidade apostólica na ajuda a tantas outras pessoas."

Santo Inácio de Loyola

Etapa Preparatória dos Exercícios Espirituais

Para dar início às Etapitas, a Cefas realiza um retiro inicial, em que é feita a introdução aos Exercícios (Etapa Preparatória), por meio da apresentação da dinâmica e da metodologia dos Exercícios. Além da realização de alguns EEs, o exercitante é convidado a conhecer a caminhada inaciana, a vida de Santo Inácio e o objetivo dos EEs.

Assim, o exercitante é convidado a buscar dentro de si respostas profundas: Quem sou eu? O que desejo? Qual a vontade de de Deus para a minha vida?  Quem realiza esta etapa não tem o compromisso de iniciar a Caminhada Inaciana. Mas para quem se identificar com a proposta e desejar maior aprofundamento, há outras 3 etapas na sequência. 

foto do retiro

1ª, 2ª, 3ª e 4ª Etapa dos Exercícios Espirituais

Depois da Etapa Preparatória, há ainda três retiros de final de semana, distribuídos ao longo do ano. Durante os retiros, o exercitante é levado a um aprofundamento e discernimento espiritual, que se completam com a Eleição ou Reforma de Vida. Chama-se Caminhada Inaciana, pois o exercitante percorre um “caminho interior”, segundo a metodologia de Inácio (inaciana).

foto do retiro

Acompanhante Espiritual

Uma condição fundamental para aquele que faz os Exercícios é ter um acompanhamento espiritual. O acompanhante espiritual é uma pessoa capacitada, que estará à disposição do exercitante, auxiliando-o na caminhada inaciana. Quando Santo Inácio de Loyola aplicava os Exercícios Espirituais considerava importante o confronto da matéria que foi rezada, sendo fundamental a realização de uma leitura isenta (o acompanhante auxilia neste processo)e inspirada da vontade de Deus na história pessoal do exercitante.

foto do retiro

Como participar?

As inscrições para a Caminhada Inaciana da Cefas são abertas no início de cada ano, começando pela Etapa Preparatória. As inscrições são realizadas neste site e a idade mínima para participar é 21 anos. A divulgação é feita pelo site e nas paróquias da região. Qualquer dúvida, entre em contato.

foto do retiro

Casas de Retiro

A Comunidade Cefas realiza os Exercícios Espirituais em casas de retiros que favorecem o silêncio e a meditação dos exercitantes. Em Londrina, os retiros são realizados no Seminário Paulo VI. Com muito verde e amplas instalações (capela, sala de palestra, refeitório e jardins) as casas são um convite ao descanso e a oração. Em Maringá, os retiros são realizados no Recanto Pascal, a Casa de Retiros da Congregação das Irmãs de São Carlos de Lyon. Uma chácara repleta de muito verde, lago, gramados e silêncio. Na Diocese de Ponta Grossa, os retiros acontecem em Castro, no Cenáculo Cavanis, um local retirado, com grandes bosques e jardins, sendo um espaço convidativo para o silêncio, o descanso e a oração.Em Curitiba, a Casa de Retiros Sagrado Coração de Jesus, em Santa Felicidade é o local dos retiros, com um belo jardim, instalações novas e muitos locais para oração.

imagem da atividade

Londrina

Seminário Paulo VI
Rua Padre Reinaldo Semprebom, 137
Colonial - Londrina, PR
CEP: 86047-010

imagem da atividade

Maringá

Casa de Retiros da Congregação das Irmãs de São Carlos de Lyon (Recanto Pascal)
Rodovia PR 317, Km 09
Distrito Industrial 2 - Maringá, PR
CEP: 87025-230

imagem da atividade

Ponta Grossa

Centro de Formação Nossa Senhora da Paz
Rua Eduardo Burgardt, 2041
Bairro Contorno - Ponta Grossa, PR
CEP: 84060-172

imagem da atividade

Curitiba

Centro de Espiritualidade Clélia Merloni
Rua Ângelo Mazzarotto, 393
Santa Felicidade - Curitiba, PR
CEP: 82320-170

Retiros Anteriores