Fazer
doação!
imagem de banner

Retiros em Londrina, Maringá, Diocese de Ponta Grossa e Curitiba


A Comunidade Cefas oferece os Exercícios Espirituais (EE) nas Dioceses de Londrina, Maringá, Ponta Grossa e Curitiba, por meio de retiro de um fim-de-semana, em regime fechado, com início na sexta-feira à noite e término no domingo na hora do almoço. O retiro é composto por palestras, músicas e alguns momentos de silêncio.
Realizados com a ajuda do orientador (o que "dá os Exercícios"), e do acompanhante (o que auxilia individualmente o exercitante), os EEs são capazes de provocar mudanças decisivas ou, como afirmou Pe. Peter Hans Kolvenbach (SJ), Superior Geral da Companhia de Jesus, de 1983 a 2008, são um “benéfico terremoto interior”. O próprio idealizador dos EEs, Santo Inácio, também descreve os benefícios dos EEs.

Considerando que os Exercícios Espirituais (EE) de Santo Inácio de Loyola são uma caminhada de aprofundamento  e discernimento espiritual na qual, sob a ação do Espírito Santo e da Palavra, o exercitante experimenta um profundo encontro com Deus e com ele mesmo, toda a caminhada foi dividida em 4 retiros (etapas): etapa preparatória, 1ª etapa, 2ª etapa e 3ª etapa.

"Pois os Exercícios Espirituais são o que de melhor na vida eu posso imaginar, sentir ou pensar, quer para o aproveitamento pessoal, quer para a fecundidade apostólica na ajuda a tantas outras pessoas."

Santo Inácio de Loyola

Etapa Preparatória dos Exercícios Espirituais

Para dar início às Etapitas, a Cefas realiza um retiro inicial, em que é feita a introdução aos Exercícios (Etapa Preparatória), por meio da apresentação da dinâmica e da metodologia dos Exercícios. Além da realização de alguns EEs, o exercitante é convidado a conhecer a caminhada inaciana, a vida de Santo Inácio e o objetivo dos EEs.

Assim, o exercitante é convidado a buscar dentro de si respostas profundas: Quem sou eu? O que desejo? Qual a vontade de de Deus para a minha vida?  Quem realiza esta etapa não tem o compromisso de iniciar a Caminhada Inaciana. Mas para quem se identificar com a proposta e desejar maior aprofundamento, há outras 3 etapas na sequência. 

foto do retiro

1ª, 2ª e 3ª Etapa dos Exercícios Espirituais

Depois da Etapa Preparatória, há ainda três retiros de final de semana, distribuídos ao longo do ano. Durante os retiros, o exercitante é levado a um aprofundamento e discernimento espiritual, que se completam com a Eleição ou Reforma de Vida. Chama-se Caminhada Inaciana, pois o exercitante percorre um “caminho interior”, segundo a metodologia de Inácio (inaciana).

foto do retiro

Acampamento

O acampamento é um retiro conclusivo, destinado somente para os exercitantes que participaram dos retiros durante o ano (as Etapitas). O acampamento é composto por: desafios ecológicos; palestras; vivência comunitária em barracas; caminhada; animações musicais; missa; partilhas; entre outros. Para as inscrições do acampamento, os exercitantes serão orientados no final da 3ª etapa da caminhada.

foto do retiro

Acompanhante Espiritual

Uma condição fundamental para aquele que faz os Exercícios é ter um acompanhamento espiritual. O acompanhante espiritual é uma pessoa capacitada, que estará à disposição do exercitante, auxiliando-o na caminhada inaciana. Quando Santo Inácio de Loyola aplicava os Exercícios Espirituais considerava importante o confronto da matéria que foi rezada, sendo fundamental a realização de uma leitura isenta (o acompanhante auxilia neste processo)e inspirada da vontade de Deus na história pessoal do exercitante.

foto do retiro

Como participar?

As inscrições para a Caminhada Inaciana da Cefas são abertas no início de cada ano, começando pela Etapa Preparatória. As inscrições são realizadas neste site e a idade mínima para participar é 21 anos. A divulgação é feita pelo site e nas paróquias da região. Qualquer dúvida, entre em contato.

foto do retiro

Casas de Retiro

A Comunidade Cefas realiza os Exercícios Espirituais em casas de retiros que favorecem o silêncio e a meditação dos exercitantes. Em Londrina, os retiros são realizados no Centro Missionário PIME ou na Casa de Retiros Emaus. Com muito verde e amplas instalações (capela, sala de palestra, refeitório e jardins) as casas são um convite ao descanso e a oração. Em Maringá, os retiros são realizados no Recanto Pascal, a Casa de Retiros da Congregação das Irmãs de São Carlos de Lyon. Uma chácara repleta de muito verde, lago, gramados e silêncio. Na Diocese de Ponta Grossa, os retiros acontecem em Castro, no Cenáculo Cavanis, um local retirado, com grandes bosques e jardins, sendo um espaço convidativo para o silêncio, o descanso e a oração.

imagem da atividade

Londrina

Seminário Paulo VI
R Padre Reinaldo Semprebom, 137
Colonial - Londrina, PR
CEP: 86047-010

imagem da atividade

Maringá

Casa de Retiros da Congregação das Irmãs de São Carlos de Lyon (Recanto Pascal)
R. Pioneiro Alberto Biazón, 1 - Vila Marumby, Maringá - PR, 87005-310

imagem da atividade

Ponta Grossa
(Castro)

Cenáculo Cavanis
Santo Antônio do Iapó - Castro, PR

Retiros Anteriores