Fazer
doação!

Conheça a Comunidade Cefas

 A Cefas é uma comunidade de leigos – com 20 anos de atuação –, fundada para o apostolado e a evangelização por meio dos Exercícios Espirituais (EEs) de Santo Inácio de Loyola. Por meio da meditação e a contemplação da vida de Cristo, os exercitantes experimentam um profundo encontro consigo mesmo e com Deus. 

A Comunidade Cefas, com sede própria em Londrina, é uma Associação Privada de Fiéis – com reconhecimento eclesial conforme Cân. 298 §1, 299 §3 e 394 §1 – que promove retiros inacianos nas dioceses de Ponta Grossa, Maringá, Londrina e Curitiba, visando o aprofundamento espiritual e o discernimento da Vontade de Deus.

imagem

Evangelização

Assim, a Comunidade Cefas tem como:

Carisma

Discernimento da Vontade de Deus.

Missão

Colocar-se a caminho e ser “uma Igreja em saída”*, para resgatar as pessoas das “periferias existenciais”* (da apatia espiritual, prisão emocional e vazio interior), levando-as a ordenar a própria vida e descobrir novos sonhos, por meio da paixão por Jesus Cristo e de Eleições em favor do Reino.

Meio

Os Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola.

Associada ao carisma está a forma particular de agir e realizar as atividades missionárias. A razão de ser da fundação de uma Comunidade, inspirada pelo Espírito Santo, é ser uma nova forma de evangelizar no mundo, com um carisma e forma próprios, para que seja uma marca original. Daí, que a principal força do crescimento da Comunidade Cefas, desde sua fundação, foi a maneira de ministrar os Exercícios Espirituais, adaptando-os às necessidades dos leigos do mundo contemporâneo.

imagem

Nossa História

Tudo começou com sua fundação no dia 17 de março de 2002, na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, em Londrina (PR), por iniciativa da paroquiana Angela Tait, apoiada pelo então pároco, o padre maltês, Carmelo Bezzina (1943-2005), e por Dom Albano Cavallin (Arcebispo de Londrina de 1992 a 2006), e, posteriormente, pelo Pe. Romão Antonio Martini Martins, diretor espiritual da Comunidade. Como Comunidade leiga missionária, em 2010, após 8 anos de missão em Londrina, a Cefas deu um novo passo, ampliando suas atividades para a cidade de Maringá, PR, por meio da Paróquia Menino Jesus de Praga e São Francisco Xavier, com o apoio do então pároco, Monsenhor Antonio Almeida, na época Vigário Geral da Arquidiocese de Maringá. Em 2015, nova expansão: a Cefas iniciou sua missão em Curitiba, PR, vinculada à Paróquia São José Trabalhador, sob a orientação do Pe. Carlos Marson. No ano de 2020, a missão também iniciou na Diocese de Ponta Grossa com apoio do Arcebispo Dom Sérgio Arthur Braschi.


Desde seu início, a principal atividade missionária da Cefas são os retiros inacianos (Caminhada Inaciana). Todavia, a Comunidade também anuncia o Evangelho por outros caminhos, ou frentes de missão, como as seguintes, podendo ser ampliadas conforme os tempos e momentos: Peregrinações; Noites de Oração; EE Temático Online.

A comunidade tem como propósito espiritual o pensamento de Inácio de Loyola "Que o amor que me mova, desça do alto, do amor de Deus”.

"Que o amor me mova, desça do alto, do amor de Deus"

imagem

Reconhecimento Canônico
da Comunidade

Em fevereiro de 2020, o Arcebispo da Diocese de Londrina, Dom Geremias Steinmetz reconheceu a Comunidade Cefas como Associação Privada de Fiéis com todos os direitos e deveres previstos pelo Código de Direito Canônico (cânons 209-218;227;305).

O reconhecimento canônico de uma associação significa que a respectiva autoridade eclesial tomou conhecimento oficial da existência de uma associação de fiéis, por meio dos estatutos apresentados – cf. cânon 299, §3: “Nenhuma associação privada de fiéis é reconhecida na Igreja, a não ser que seus estatutos sejam revisados pela autoridade competente”. Assim, da parte do bispo diocesano, confirma-se que a Comunidade é verdadeiramente uma obra de Deus, sendo acolhida pela Igreja como um dom de Deus com carisma próprio e original, passando a exercer uma missão eclesial, católica.


A comunidade possui 42 membros consagrados, todos com a Experiência dos Exercícios Espirituais, além de "amigos inacianos", pessoas que colaboram espontaneamente com a missão da Cefas.
A coordenação das atividades da Cefas é feita por meio de um Conselho formado pela fundadora, Angela Tait, e pelos membros Neide Aparecida Pereira, Vanda Luzia Ponce, Lilian Moreira de Alvarenga Assolari e Maria Cristina Maia Mendes.

Nossa comunidade