Você está aquiInício / A Comunidade / História da Cefas

História da Cefas


A história da Cefas começou, efetivamente, no dia 17 de março de 2002 quando a paroquiana Angela Tait, leiga engajada na paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, em Londrina, PR e atuante nos grupos, pastorais e movimentos, apoiada pelo então pároco, Pe. Carmelo Bezzina, decidiu pela fundação de uma comunidade inaciana de leigos. Tal iniciativa se deu pelo fato de estar vivendo, há alguns anos, a experiência dos Exercícios Espirituais, associada a caminhada como palestrante em retiros espirituais. 

Durante vários anos de estudos específicos na linha inaciana, Angela Tait fez a experiência dos EEs no Centro de Espiritualidade Inaciana (CEI) de Itaici, em todas as suas modalidades, incluindo 4 dias, 8 dias e 30 dias, este último com o Pe. Adroaldo Palaoro. Fez o CAP1 e CAP2 e demais Cursos de Capacitação Permanente oferecidos pelo CEI, além do curso de Teologia, onde, posteriormente, veio a dar aulas, por alguns anos, como professora de Teologia da Arquidiocese de Londrina; e pós-graduação em Psicologia, na área de Análise do Comportamento. Formações estas realizadas em função das atividades missionárias desenvolvidas. Angela Tait une, ainda, a experiência profissional como Jornalista e Economista, atuando na área da Comunicação com escritório próprio, há 20 anos. Suas graduações em Comunicação Social e Ciências Econômicas foram realizadas na Universidade Estadual de Londrina, juntamente com a pós-graduação em Administração e Marketing. Trata-se de uma missionária experiente e atuante na Igreja (palestrante e formadora há mais de 20 anos), mas com os desafios cotidianos de todos os leigos, que vivem fortemente o apostolado e a evangelização, conciliando a missão com a família e o trabalho. 

Em 2010, após 8 anos de missão em Londrina, a Cefas deu um novo passo, ampliando suas atividades para a cidade de Maringá, PR, por meio da Paróquia Menino Jesus de Praga e São Francisco Xavier, com o apoio do então pároco, Monsenhor Antonio Almeida, na época Vigário Geral da Arquidiocese de Maringá. Em 2015, nova expansão: a Cefas iniciou sua missão em Curitiba, PR, vinculada à Paróquia São José Trabalhador, sob a orientação do Pe. Carlos Marson. 

Hoje, a Cefas é uma comunidade presente em três cidades do Paraná, por meio da atuação de diversos membros unidos pela fraternidade, o apostolado comum e o carisma do discernimento vivido por meio dos Exercícios Espirituais (EE).

A comunidade possui 30 membros efetivos, todos com a Experiência dos Exercícios Espirituais, além de "amigos inacianos" e colaboradores. A coordenação da equipe e das atividades apostólicas é feita  por meio de um Conselho de Coordenação formado pelos membros Renata Oguido, Neide Aparecida, Vanda Ponce e Antonio Carlos Gerage, juntamente com a fundadora da missão Angela Tait. 

Os trabalhos missionários e administrativos são dividos entre 8 setores:

1.    SETOR SOCIAL– Responsável pelos bazares e ações sociais.

2.    SETOR PEREGRINO – Responsável pelo Acampamento e peregrinações.

3.    SETOR INACIANO – Responsável pelas palestras e formações.

4.    SETOR DE EVENTOS – Responsável pela organização e estrutura de eventos e promoções da Cefas.

5.    SETOR LOYOLA – Responsável pela organização e estrutura das atividades de evangelização: etapitas, manhãs de EE, formação, palestras e reuniões. 

6.    SETOR FINANCEIRO – Responsável pelo controle financeiro –  emissão de boletos, contas a pagar e receber, captação de recursos – documentos gerais, contratos, assinaturas, etc.

7.    SETOR DE ACOMPANHAMENTO – Responsável pelo acompanhamento espiritual individual nas Etapitas, EVC e formação de acompanhantes.

8.    SETOR ADMINISTRATIVO – Responsável pela administração da Casa da Cefas e demais estruturas física: bens, equipamentos, patrimônio físico, manutenção, etc

Membros da Cefas

Membros da Cefas

 

Membros da Cefas (foto do 22º Encontro de Formação da Cefas em 2016). 

 

INSTITUTO INÁCIO DE LOYOLA

O Instituto Inácio de Loyola de Londrina é a razão social (personalidade jurídica), sendo Comunidade Cefas o nome fantasia. Por meio do Instituto, a Cefas é uma associação com Título de Utilidade Pública, a serviço das cidades onde atua.  Em fevereiro de 2010 foi inaugurada a sede da Cefas, em Londrina-PR, uma grande dádiva para a comunidade e para a Arquidiocese de Londrina. Sonhada para ser um local de oração e missão, hoje é uma realidade e mais uma confirmação da missão da comunidade. Saiba mais sobre a Casa da Cefas clicando aqui.